A comemoração aconteceu na manhã do dia 23 de janeiro de 2015 e reuniu, além de vários formandos da época, o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Renato de Aguiar Freire, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros, o Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, CLC Álvaro de Almeida Jr, e seu vice, CLC Francisco Gondar, e o Professor do CIAGA, Engº Marcus Vinicius de Lima Arantes, entre outros.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almte. Viveiros, e começou com autoridades, Jubilandos, alunos da EFOMM e convidados cantando o Hino Nacional. Logo em seguida, foram entregues os certificados aos Jubilandos presentes. O representante dos formados há 50 anos, Paulo Leopardi, fez um emocionado discurso de agradecimento, seguido do discurso final do Almte. Viveiros.
Então, era hora de descerrar a placa de comemoração do Jubileu de Ouro desta turma, formada há 50 anos, não por acaso no mesmo salão onde todos os formados estão perpetuados em placas com seus nomes e dos demais que se formaram nas turmas anteriores na EMMRJ, desde a sua inauguração, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek.
A placa foi descerrada pelos Almirantes Viveiros e Aguiar Freire, pelo professor Vinicius e pelo Jubilando Paulo Leopardi. Logo depois foi servido um coquetel aos presentes onde todos puderam bater um papo descontraído e relembrar os bons tempos. Finalmente, os presentes fizeram uma pequena visita ao CIAGA para matar as saudades do local. O Jubilando Paulo Leopardi falou de sua emoção: “é muito bom poder estar aqui de volta e comprovar os avanços que estas instalações viveram para se adaptarem aos ovos tempos da Marinha Mercante. É emocionante poder, mesmo que por breves momentos, reviver aqueles tempos”