A Organização Sindical tem ponderado com a Transpetro que o 1×1 não é apenas uma demanda dos marítimos embarcados, mas uma necessidade da empresa para adequar-se ao que já é praticado pelo mercado. A companhia, no entanto, tem preferido adiar as discussões, apresentando informações parciais nas reuniões com os Sindicatos e levando a crer que sem mobilização dos marítimos não haverá evolução nas relações de trabalho, tendo em vista experiências recentes em que agiu da mesma forma.
O SINDMAR alerta Oficiais e Eletricistas vinculados à Transpetro para que tenham cuidado ao ler as mensagens enviadas pela empresa com relação ao regime 1×1 de trabalho e repouso. Ao contrário do que procura fazer crer, durante a sua existência, a empresa jamais tomou a iniciativa de oferecer aos marítimos a melhoria do sistema de embarque e, quando isso ocorreu, foi por iniciativa e luta dos Sindicatos à frente de seus representados.
Os marítimos devem estar preparados desde já para demonstrar à Transpetro que a implantação do regime 1×1 precisa ocorrer nesta data base, viabilizado não pela redução dos salários e benefícios dos marítimos, mas adotando medidas que visem à otimização dos seus processos gerenciais, reduzindo desperdícios e ineficiências da administração atual.
Leia a íntegra da Mensagem Circular enviada pelo SINDMAR .