Marítimos denunciam a tentativa da Transpetro de inserir cláusulas com texto não acordado com os Sindicatos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Segundo os Oficiais que entraram em contato com o Comando Nacional de Mobilização (CONAMO), a empresa está espalhando a bordo inverdades e comentários depreciativos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Sindicatos. No último fim de semana, o CONAMO recebeu solicitações de esclarecimentos sobre a minuta do ACT, além de cópia de mensagens trocadas entre um comandante embarcado e a gerência executiva de RH da Transpetro, com boatos infundados sobre a atuação dos sindicalistas.
As Entidades Sindicais consideram preocupante a maneira como as informações foram disseminadas pelo comandante ao afirmar aos tripulantes do navio que a redação proposta pela Transpetro é a mesma do ACT da Petrobras. A REDAÇÃO NÃO É A MESMA! A Transpetro deixou aposentados e pensionistas de fora da cláusula que prevê a concessão do plano de saúde AMS.
O CONAMO faz questão de registrar que tal atitude por parte de um comandante em nada contribui para que os marítimos obtenham conquistas coletivas, considerando que os Oficiais em cargo de comando deveriam utilizar a posição privilegiada que ocupam para buscar esclarecimentos junto aos Sindicatos. Além disso, alerta que o comportamento individualista de alguns acaba contribuindo para que a empresa procrastine a implementação de ações importantes para a categoria, como o regime de embarque 1×1.
Os Sindicatos lembram que foi a Transpetro quem entrou com petição no TST, primeiramente para solicitar a ilegalidade da greve, o que foi negado pela Ministra Kátia Magalhães Arruda. Na semana passada, a empresa decidiu entrar com pedido de julgamento de dissídio coletivo.
O SINDMAR e os Sindicatos coirmãos continuam a sua mobilização, defendendo os interesses coletivos dos trabalhadores marítimos. O CONAMO já expôs de forma clara, em mensagens anteriores, os pontos que impediram o consenso com a Transpetro sobre o ACT.
Leia a íntegra da Mensagem Circular CONAMO 16-2016 enviada aos marítimos, com esclarecimentos sobre a minuta do ACT.