O SINDMAR lamenta profundamente o falecimento do seu Diretor de Previdência, o Oficial Superior de Máquinas Nelson Nunes, o Gina, ocorrido no domingo, 18 de junho.
Formado pela Escola da Marinha Mercante do Rio de Janeiro, atual EFOMM CIAGA, na turma de 1962, Gina era um dos últimos representantes de uma época romântica da Marinha Mercante brasileira. Um jovem bonito, com jeito de galã, que ganhou o apelido pelo qual ficou conhecido em alusão à diva do cinema italiano Gina Lollobrigida. Um homem valente, que destacava-se pela agilidade e destreza nas lutas de beira porto que aconteciam num tempo em que a profissão de marítimo, não raro, era marcada por aventuras. Um homem do mar, dos melhores, que se uniu ao seu Sindicato na greve histórica de 1987 para lutar contra os salários de fome e as condições de trabalho aviltantes da época. Um homem generoso, lembrado pelos muitos gestos de solidariedade com os companheiros no trabalho e na vida.
Em sua última visita ao SINDMAR, em março deste ano, Gina falou à revista UNIFICAR sobre sua participação na greve de 87. Na ocasião, deixou um recado às novas gerações: “Vamos continuar lutando para construir uma Marinha Mercante forte no Brasil. Para isso, precisamos estudar sempre para não ficarmos estagnados. Além disso, temos de nos unir, senão os “gringos” nos engolem, nos transformando em trabalhadores escravos, como fizeram com os filipinos. É preciso estar ao lado do seu Sindicato. Escutem o cara de cabelo branco, porque ele tem a sabedoria, aprendeu com a vida. E tenham garra! Amor só não basta”.