![](http://www.sindmar.org.br/wp-content/uploads/2022/07/IMG-20220710-WA0013.jpg)
Carlos Müller, à esquerda, com o Almirante Ilques Barbosa na sede do Sindmar
O Sindmar recebeu na quinta feira, 7, a visita do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, que comandou a Marinha do Brasil até abril 2021 e mantém a característica que levou os sindicatos marítimos a valorizarem a sua interlocução, desde a época em que era Diretor de Portos e Costas, como ativo defensor da importância da nossa Marinha Mercante para o desenvolvimento do Brasil.
Durante o encontro, o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller, relatou as preocupações atuais dos marítimos, lembrando que há tempos a representação sindical vinha alertando as autoridades sobre o grande número de jovens que concluíam os cursos no Ciaga e no Ciaba, formados para o desemprego por estímulo dos armadores.
O desafio que se impõe agora é prover condições para que esses profissionais tenham condições de renovar seus certificados de habilitação e realizar os cursos de capacitação necessários para poderem ingressar no mercado de trabalho, já que as empresas de navegação não têm oferecido vagas para estágio supervisionado como poderiam.
“Há um número extremamente elevado de oficiais desempregados que aguardaram vários meses, até anos, para concluir a praticagem e na sequência não conseguiram uma oportunidade de trabalho. Somado a isso, tivemos dois anos de pandemia, ocasião em que a possibilidade de participar de cursos presenciais exigidos para renovação da certificação para aqueles que já se encontravam no mercado de trabalho foi muito reduzida. Vemos necessidade de modernizar os processos de renovação de certificados para atender à demanda reprimida e investir em tecnologias que simplifiquem a obtenção desses documentos pelo nosso pessoal e temos discutido a questão frequentemente com a DPC nos últimos meses, sugerindo soluções”, observou Müller.
O presidente do Sindmar comentou, ainda, que a Organização Sindical Marítima Brasileira irá apresentar propostas aos candidatos a cargos eletivos para a Presidência da República, Senado e Câmara dos Deputados no sentido de alocar recursos disponíveis para o desenvolvimento de uma Marinha Mercante genuinamente nacional, valorizando o trabalhador brasileiro e contemplando a otimização dos processos relacionados à continuidade da atividade profissional dos marítimos brasileiros.
Com relação aos seus representados, Müller registrou que o Sindmar considera importante incentivar e capacitar os oficiais mais experientes para inserção na gestão das empresas de navegação, em função da elevada compreensão que alcançam de toda a atividade comercial aquaviária, com efetivas possibilidades de agregar valor à gestão das empresas e aumentar a competitividade, como ocorre em outros países que se destacam na atividade marítima.
O Almirante Ilques, durante o encontro, ofereceu importantes sugestões nas questões abordadas e relatou que pretende organizar, juntamente com a Conttmaf e associações de armadores, um seminário para discutir temas relevantes para a sustentabilidade da Marinha Mercante nacional, que poderá ser divulgado mais à frente.