A Delegacia do Sindmar em Belém promoveu uma palestra sobre o combate ao assédio e à importunação sexual no trabalho marítimo na última sexta-feira (15) para alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém, no Pará. O objetivo é contribuir para a promoção de um ambiente laboral seguro e digno para as mulheres na Marinha Mercante.
Esta é a segunda vez que a representação sindical marítima realiza uma palestra com este tema em Belém. A primeira ocorreu em setembro de 2023, na delegacia do Sindmar na capital paraense. Ambas foram ministradas pela capitã de longo curso Tayane Calado.
Nesta reunião mais recente, os participantes lembraram a ação rápida do Sindmar no apoio a uma oficial que sofreu assédio e importunação sexual no dia 9 deste mês dentro de um veículo que fazia o transporte de tripulantes entre a portaria e o píer, no porto de Chibatão, em Manaus (AM).
Denunciar os perpetradores é essencial, para não deixar esse tipo de situação ser normalizada no ambiente de trabalho, mas, ainda mais importante, é a postura das empresas com relação ao tema no sentido de apoiar as vítimas para que possam encontrar segurança e acolhimento nessa situação difícil. Além de orientações para os funcionários, elas necessitam agir com rigor frente a ocorrências deste tipo.