No último dia 15, o delegado do Sindmar em Belém (PA), Darlei Santos Pinheiro, participou do seminário Logística da Operação de uma Embarcação no Porto (LOP 2024), realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), na capital paraense.
Na ocasião, ele fez uma apresentação sobre como são conduzidas as reuniões de negociação de acordos coletivos de trabalho desde a definição das reivindicações até a aprovação das propostas, as ações para o efetivo cumprimento das cláusulas acordadas e a importância da união entre os marítimos para a busca por avanços para a categoria.
Outros temas foram abordados pelo dirigente sindical no seminário, como atualização de certificados, aspectos da legislação do setor e denúncias relacionadas à Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006), relatando casos em que armadores, na navegação internacional, deixam tripulantes em situação de abandono em navios de bandeira de conveniência, sem água potável e até mesmo sem alimentação suficiente a bordo – situação inaceitável e combatida pelas entidades sindicais.
“Quando nós, dirigentes sindicais, temos a oportunidade de levar esses esclarecimentos aos futuros marítimos, falar da nossa história e de como nós lutamos para conquistar condições laborais dignas para os nossos representados ao longo dos anos, nos sentimos honrados em poder compartilhar as nossas experiências”, declarou Darlei Pinheiro.
Para David Teixeira, um dos alunos do CIABA, palestras como as que foram apresentadas no seminário contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
“(…) essas séries de palestras levaram-me a buscar mais sobre suas atuações na Marinha Mercante brasileira no âmbito nacional e internacional e, consequentemente, contribuindo para a formação profissional do corpo de alunos deste Centro de Instrução”, disse Teixeira, fazendo referência a entidades que participaram do evento.
Leonardo Reis, outro aluno do CIABA, também destacou a atuação da representação sindical na LOP 2024, ressaltando a importância das palestras para a sua formação.
“Mais uma vez, o CIABA, juntamente com o Sindmar, forneceu uma oportunidade excelente para a nossa formação como Oficiais da Marinha Mercante. Haja vista que as palestras ministradas no auditório por estes profissionais são essenciais para o desenvolvimento acadêmico para todo o corpo de alunos da EFOMM”, afirmou.
Além do Sindmar, estiveram presentes representantes da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa/MPT), da Polícia Federal, da Guarda Portuária da Companhia Docas do Pará (CDP), da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), da Wilhelmsen Agência Marítima, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PA).