O SINDMAR abriu o processo de votação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT dos Oficiais e dos Eletricistas dos empurradores da Norsul, referente ao período 2018/2020.
Em mensagem circular enviada na última quinta-feira, 18 de abril, o Sindicato lembrou que as negociações ocorreram ao longo de 2018 e que, inicialmente, as contrapropostas da empresa não atendiam requisitos que justificassem a sua consulta.
O SINDMAR destacou que nesta, assim como em todas as negociações, manteve a posição de não assinar ACT com perdas para os seus representados, mas que se manteve sempre aberto ao diálogo, para chegar a um termo positivo. Um ponto fundamental na negociação do ACT é a proteção das condições e direitos conquistados ao longo dos anos, que fica configurada com a manutenção das cláusulas do ACT anterior, afastando a possibilidade de perdas.
A proposta da Norsul oferece um ACT com vigência de dois anos e prevê correção de itens econômicos com reposição integral da inflação, com ganho real no segundo ano, incidindo sobre os Salários, a Bolsa Escola e a Ajuda de Embarque.
Além disso, a Norsul está propondo alteração no regime de embarque e desembarque para 16 x 16 dias, para aqueles que atuam nas embarcações que navegam até 160 milhas, como forma de garantir que os períodos de férias possam ser efetivamente programados e gozados em períodos compatíveis com a duração regular das viagens.
Com os avanços alcançados e a retirada de cláusulas que poderiam representar perdas, o SINDMAR disponibilizou a proposta de ACT da Norsul (empurradores) em consulta aos representados com indicativo de aceitação, ressaltando ainda que não identifica possibilidade de avanços mais significativos em mesa de negociação.
A consulta ficará aberta até a próxima quinta-feira, 25 de abril, às 12h. O marítimo deverá encaminhar o seu voto, exclusivamente, a partir de seu e-mail particular, para acordos@sindmar.org.br e acordos1@sindmar.org.br com as seguintes informações: nome completo, categoria/função e voto (se SIM ou se NÃO).
Saiba mais na mensagem circular enviada aos Oficiais e Eletricistas.