Após anos de negociação, foi assinado nesta terça-feira, 27, o acordo coletivo de trabalho (ACT 2022/2024) destinado a oficiais e eletricistas lotados nos navios-tanque e DPST da V. Ships.
Conforme observado na mensagem circular 01/2022, desde 2016 a representação sindical marítima buscava um consenso entre as partes para a garantia de um acordo em condições justas para os marítimos.
Com vigência de dois anos a partir de 1º de maio de 2022 e ajuste dos itens econômicos retroativo a essa data, o ACT traz correção da inflação pelo INPC acrescida de ganho real no segundo ano de validade, conferindo, assim, previsibilidade à relação laboral e estabilidade diante de eventuais desequilíbrios da economia que possam afetar os salários e os demais valores previstos no acordo.
De acordo com o Sindmar, as remunerações buscam nivelar o que é praticado atualmente pela empresa com os valores de mercado, deixando de configurar uma liberalidade para ter a proteção do ACT.
Além disso, outros avanços foram conquistados, como o registro em ACT de pagamento mensal de bônus por tempo de empresa, abono pecuniário anual, regime de embarque 60×60, gratificação no retorno das férias, e pagamento de dobras, folgas não gozadas e dias de treinamento.
Saiba mais sobre as cláusulas do ACT.