Em consulta da Conttmaf finalizada nesta terça-feira (23), os oficiais e os eletricistas da Knot aprovaram o seu primeiro acordo coletivo de trabalho (ACT), referente ao período 2023-2025. A apuração totalizou 56% de votos a favor e 44% contra a proposta apresentada pela empresa.
Após a proposta inicial da Knot ter sido rejeitada, o Sindmar voltou à mesa de negociação, reforçando a necessidade de avanços. Depois de ponderações de ambas as partes, a empresa decidiu avançar em suas condições, corrigindo as remunerações já em 2023, com ganho real, e aumentando significativamente o valor do vale-alimentação, com a concessão de um vale extra em dezembro.
Outros itens de destaque do ACT são: vigência de dois anos, nova estrutura de remuneração registrada em acordo, redução do tempo de permanência a bordo de 60 para 42 dias, aumento na ajuda de custo para embarque/desembarque, pagamento de bônus por tempo de empresa, preferência por eletricistas marítimos e cláusula da gestante, que garante às representadas do Sindmar o pagamento da remuneração integral mediante transferência de função, em caráter temporário, para atividade administrativa compatível com seu nível de formação profissional. Todos os demais benefícios e condições praticados pela empresa serão mantidos.
A proposta prevê também a inclusão das seguintes cláusulas:
– da conectividade social a bordo
– da garantia financeira em caso de pirataria
– da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
– ajuda de custo de viagem ao exterior
– plano de saúde e odontológico
– seguro de vida
– qualificação profissional
– Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
Com esta assinatura, a Knot deixa de integrar um pequeno grupo de empresas do setor marítimo que atua sem acordo, já que 96,5% delas possuem ACT vigente com o Sindmar ou o estão negociando.
O Sindicato recomenda a seus representados que sempre verifiquem se o empregador mantém acordo coletivo, pois sem ele não há garantias efetivas, previsibilidade ou segurança jurídica na relação de trabalho dos marítimos. E lembra que os avanços são conquistados gradativamente, passo a passo, evoluindo a cada negociação e construindo condições justas e adequadas ao desempenho sustentável da atividade marítima.
Juntos somos mais fortes!
Acesse o ACT da Knot.