Pela primeira vez em mais de cinco anos, o Sindmar recebeu a visita de membros da gerência de Relações Sindicais da Petrobras para discutir questões relacionadas aos trabalhadores marítimos brasileiros. Representando a empresa, os gerentes de RH Antonieta Gontijo Vieira, Tiago Moraes e Leila Barreto.
Entre os temas em pauta, formação e capacitação continuada dos trabalhadores marítimos, legislação e regulamentação do trabalho no setor, bandeiras de conveniência, afretamentos de navios e embarcações que praticam condições de baixo padrão, e a importância dos acordos coletivos de trabalho.
A diretoria do Sindmar ressaltou o fato de que há três décadas a Petrobras não realiza processo seletivo público para admissão de marítimos, todavia continua empregando oficiais mercantes nas plataformas de exploração que a empresa opera nas bacias marítimas.
O Sindmar recomendou a admissão de marítimos próprios para atuar nas atividades offshore, lembrando que o Brasil é o segundo país com maior número de operadores de sistemas de posicionamento dinâmico (DP) em todo o mundo, expertise essencial para operação das unidades de produção do pré-sal.
A gerência da Petrobras se comprometeu a manter aberta uma linha de diálogo e a levar as questões levantadas à direção da empresa para que sejam objeto de discussão.
Após a reunião, os gerentes da Petrobras fizeram uma visita técnica às instalações do Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Homem do Mar (FHM), braço educacional do Sindmar.