Nesta quarta-feira (13), o Sindmar garantiu uma oportunidade de estágio para seis novos eletricistas formados este ano no Curso de Adaptação para Aquaviários – módulo específico para marítimos das seções de Máquinas e Eletricidade (CAAQ-ELT), realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro.
Os profissionais procuraram o Sindicato em busca de apoio para viabilizar o estágio obrigatório. Já durante o encontro, o diretor de Educação e Formação Profissional, José Serra, entrou em contato com os departamentos de Recursos Humanos de algumas empresas de navegação. E um armador da iniciativa privada confirmou as seis vagas de estágio para janeiro de 2025, assegurando aos eletricistas a oportunidade de adquirir experiência embarcados.
Durante a reunião, os profissionais ainda receberam orientações sobre os processos de certificação e o Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM), considerado essencial para o crescimento no setor. O segundo presidente do Sindmar, José Válido, também conversou com o grupo e ressaltou a importância da sindicalização. Ele explicou as ações do sindicato para valorizar a profissão de eletricista marítimo e compartilhou conselhos sobre os desafios e oportunidades que esses profissionais encontrarão ao longo da carreira, destacando o papel fundamental da categoria na Marinha Mercante.