A IX PIANC-COPEDEC, Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento, que foi realizada no Rio de Janeiro entre 17 e 21 de outubro, contou com o apoio do SINDMAR. O evento teve como tema “Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro – O desafio de alcançar soluções integradas” e reuniu 450 participantes de 37 países, entre profissionais da área de infraestrutura portuária e marítima, fornecedores de equipamentos, especialistas ambientais, pesquisadores e estudantes. “O SINDMAR considera importante colaborar com iniciativas que podem contribuir no sentido de trazer melhorias para a nossa atividade, por isso participamos como apoiadores da conferência que ocorreu no Brasil”, declarou Carlos Augusto Müller, Diretor de Relações Internacionais do SINDMAR.
A PIANC-COPEDEC tem como meta promover a troca de experiências entre profissionais do mundo todo, fornecendo orientações, recomendações e conselhos especializados sobre questões técnicas, econômicas e ambientais relativas à infraestrutura do transporte aquaviário. A Fundação Homem do Mar (FHM), braço educacional do SINDMAR, participou da seção de expositores, demonstrando uma versão simplificada do simulador full mission que utiliza em seus cursos.
Ao longo do evento foram realizadas palestras, visitas técnicas, minicursos, workshops e apresentação de artigos. Nesta edição, foram distribuídas 43 bolsas de participação a profissionais, estudantes e cientistas de países em desenvolvimento, entre eles Índia, Sri Lanka, Egito, Laos, Vietnã, Filipinas, Turquia e Rússia.
O Brasil foi vencedor em dois prêmios concedidos a artigos técnicos. O Prêmio Jovem Autor foi para Lucas Ferreira da Silveira, que, além de receber um troféu e 1 mil euros da Associação Internacional de Empresas de Dragagem -IADC, terá seu estudo publicado em uma revista especializada internacional. O prêmio Summa Amarasinghe Award, para o melhor artigo de autor de países em desenvolvimento, foi vencido pela brasileira Adriana Pina. Capitão-tenente da Marinha do Brasil, que ganhou um troféu e 1 mil dólares dos organizadores. A próxima PIANC-COPEDEC será realizada em 2020, em Teerã, no Irã.