Com a reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, (02/10), a SEP (Secretaria Especial de Portos) ganhou novo comando. Helder Barbalho, que chefiava o Ministério da Pesca e Aquicultura, assume agora a SEP, no lugar de Edinho Araújo. Com a reforma, a pasta da Pesca será incorporada pelo Ministério da Agricultura. Araújo estava na SEP desde janeiro de 2015, quando substituiu César Borges. Nesses nove meses, a pasta conseguiu a aprovação dos editais para concessões em portos públicos em Santos e no Pará (bloco 1 de arrendamentos), que estava travado há mais de um ano no TCU (Tribunal de Contas da União).
Em carta à presidente, Araújo disse que deixa o Ministério dos Portos com a certeza do dever cumprido. “Honrei a missão que me foi dada pela senhora presidenta e pelo vice-presidente Michel Temer, qual seja, a de destravar e modernizar um setor vital para a retomada do crescimento da economia brasileira. Este foi um tempo de aprendizado e de conquistas importantes”, disse.
O novo ministro de Portos é formado em administração pela Unama (Universidade da Amazônia). Além de ministro, ele foi vereador de Ananindeua (PA), em 2000, e eleito prefeito da cidade duas vezes (2004 e 2008). Também se elegeu deputado estadual em 2002.
Vale ressaltar que a SEP foi a única pasta do setor de transporte a sofrer alterações. Tanto a SAC (Secretaria de Aviação Civil) quanto o Ministério dos Transportes tiveram seus ministros mantidos pela chefe de governo: permanecem Eliseu Padilha e Antônio Carlos Rodrigues. Com a medida, o governo descartou a possibilidade de criar o Ministério da Infraestrutura, que reuniria vários órgãos do transporte. Segundo a presidenta, a mudança na SEP faz parte de um amplo pacote de enxugamento dos gastos públicos.
Fonte: Guia Marítimo