Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre uma série de mudanças relativas à Convenção Internacional STCW (International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers) que trata de Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos, o SINDMAR realizou uma palestra, em 28 de janeiro passado, em sua sede, no Rio, que contou com a presença de Oficiais da Marinha Mercante e representantes de empresas de navegação.
A reunião foi conduzida pelo diretor de Educação e Formação Profissional do SINDMAR, José Serra, e pelo Cmt Ary Cavalieri, assessor da Diretoria de Educação, que apresentaram e explicaram as mudanças – as principais emendas feitas à STCW na reunião de Manilla, nas Filipinas, em 2010 – e responderam às várias questões e dúvidas dos participantes.
Dentre as questões abordadas, como cumprir as exigências para conseguir as certificações em seus documentos e como avaliar e identificar as peculiaridades de cada item e de cada função corretamente, respeitando as determinações da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), foram as mais discutidas.
Devido ao sucesso da palestra, o diretor de Educação e Formação Profissional do SINDMAR informou que o evento passará a ser mensal, para permitir que mais profissionais do setor tenham a oportunidade de participar.
A Convenção STCW, cuja versão inicial data de 1978, já passou por duas grandes revisões, a primeira em 1995, e a segunda em 2010, aprovada em Conferência realizada em Manila, Filipinas e que iniciou o seu processo de entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2012.
Ratificada por 154 países, incluindo o Brasil, é uma ferramenta essencial à promoção da segurança marítima, à preservação do meio ambiente e à salvaguarda da vida humana, navios e carga no transporte marítimo.
Para tirar dúvidas sobre a Convenção STCW e os temas abordados neste primeiro encontro, ou pedir informações sobre o próximo encontro, é só entrar em contato com a área de Educação e Formação Profissional pelo e-mail educacao@sindmar.org.br ou pelo telefone (21) 3125-7626, com Lúcia Valéria.