Entre amanhã (14) e sábado (16), a Conttmaf estará presente no G20 Social, evento do governo federal que antecederá o encontro da Cúpula do G20, programada para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro no Centro do Rio de Janeiro, na área portuária da cidade.
Este último tema tem sido bastante discutido pela representação sindical laboral, principalmente a marítima, a qual ressalta a necessidade de se fazer uma transição justa, também, para os trabalhadores, que precisarão de treinamento para se adaptar às novas tecnologias.
Além disso, tem a questão da segurança dos marítimos, que terão de lidar com novos combustíveis nas embarcações. A utilização da amônia, uma das opções ventiladas no setor como alternativa, é rechaçada por dirigentes sindicais pelo alto grau de toxicidade e perigo para todos os seres vivos.
Durante o processo de identificação de iniciativas autogestionadas, o Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes) – entidade filiada à FNTTAA e à Conttmaf – apresentou projeto visando o aproveitamento do pescado descartado na pesca industrial para que possa ser processado e aproveitado como proteína de alta qualidade em iniciativas governamentais de combate à fome. Para ter efetividade, este debate necessita ser ampliado para a legislação ajustada.
O G20 Social terá a participação do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, de ministros de estado e de representantes de entidades como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
*Foto: divulgação/G20 Social