Em função dos feriados recentes, o SINDMAR estendeu o prazo para consulta à proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT oferecida pela Norsul aos Oficiais e aos Eletricistas de seus navios empurradores até segunda-feira, 29 de abril, às 12h.
Conforme mencionado em mensagem circular anterior, as negociações do ACT começaram no início de 2018. Desde então, o Sindicato se manteve sempre aberto ao diálogo, mas deixou claro à empresa que tem como princípio não assinar acordo que represente perdas para os seus representados.
Um ponto fundamental na negociação do ACT foi a proteção dos direitos conquistados ao longo dos anos, o qual ficou configurado com a manutenção das cláusulas anteriores, afastando a possibilidade de perdas.
A proposta da Norsul oferece um ACT com vigência de dois anos e prevê correção de itens econômicos com reposição integral da inflação, com ganho real no segundo ano, incidindo sobre os Salários, a Bolsa Escola e a Ajuda de Embarque.
Com os avanços alcançados e a retirada de cláusulas que poderiam representar perdas, o SINDMAR disponibilizou a proposta de ACT da Norsul (empurradores) em consulta aos seus representados com indicativo de aceitação.
O SINDMAR ressaltou, ainda, que não identifica possibilidade de avanços mais significativos em mesa de negociação, até porque a Norsul não esconde os problemas enfrentados no segmento de barcaças com clientes que passaram a investir em outras modalidades de transporte, além da atuação de empresas “de papel” autorizadas pela justiça a afretar embarcações estrangeiras na cabotagem sem observância da legislação nacional.
A consulta ficará aberta até a próxima segunda-feira, 29 de abril, às 12h. O marítimo deverá encaminhar o seu voto, exclusivamente, a partir de seu e-mail particular, para acordos@sindmar.org.br e
acordos1@sindmar.org.br com as seguintes informações: nome completo, categoria/função e voto (se SIM ou se NÃO).
Saiba mais na mensagem circular enviada pelo SINDMAR aos seus representados nesta quinta-feira, 25 de abril.