Oficiais e eletricistas aprovaram a proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2022/2024) da V. Ships para os FSRU da Excelerate com 95% de aceitação. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (9) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf).
Segundo o Sindmar, a negociação consumiu longo tempo em razão da transferência do gerenciamento de tripulação no Brasil para a V. Ships.
A proposta foi considerada positiva pela representação sindical, que ressalta a importância da manutenção de cláusulas do acordo anterior da tripulação do navio Experience – antes sob gestão do armador Excelerate – e conquistas que abrangem marítimos lotados no Sequoia, vinculados à V. Ships desde o início das operações no Brasil.
Entre os avanços, podemos destacar a reposição da inflação e o ganho real para o segundo ano de vigência do acordo. No caso dos tripulantes do Sequoia, haverá, ainda, uma diferença significativa com o ajuste de suas remunerações.
Outro ponto a ser comemorado é a cláusula do regime de embarque e repouso 28×28, que foi mantida para quem estava sob a administração da Excelerate e conquistada para os marítimos da embarcação Sequoia.
Destacam-se, também, reajustes com ganhos superiores à inflação no vale-alimentação e na ajuda de custo.
Saiba mais na proposta de ACT aprovada.