Oficiais e eletricistas lotados nos navios aliviadores com posicionamento dinâmico (DP Shuttle Tankers) da OSM aprovaram a proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2023/2024) com 69% de aceitação. A apuração foi feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) nesta terça-feira (16).
O acordo terá reajuste no segundo ano de vigência com ganho real de 1%, o que garantirá previsibilidade à relação laboral e progressão na remuneração. Além disso, contará com aplicação da inflação medida pelo INPC em 2023 e 2024.
Uma importante reivindicação dos representados do Sindmar, o regime de embarque, registrou um avanço significativo com a redução do tempo máximo de permanência a bordo que, agora, fica estabelecido em 42 dias.
Outra conquista foi o ajuste da cláusula do regime de trabalho, que passou por uma reestruturação e foi desmembrada em “Da folga não gozada”, “Do treinamento na folga” e “Das férias”, garantindo maior efetividade nos direitos previstos nessas cláusulas.
O vale-alimentação é outro ponto positivo do ACT, cujo reajuste ficará superior à correção da inflação no primeiro ano de vigência e aumentará consideravelmente no segundo ano.
O acordo negociado entre o Sindmar e a OSM mantém as demais cláusulas do ACT anterior que não foram modificadas.
Saiba mais na proposta de ACT aprovada.
*Foto divulgação