Oficiais e eletricistas da Oceânica Navegação recusaram a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT oferecida pela empresa. O resultado foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 14, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – Conttmaf.
De acordo com a entidade sindical, todos os votos contabilizados foram de reprovação à proposta da empresa. Em mensagem circular, o Sindmar destaca que a expressiva rejeição consolida a vontade da maioria de seus representados.
O Sindicato ressalta, ainda, que a insistência da Oceânica em praticar salários diferenciados para marítimos que realizam a mesma atividade foi uma das principais questões que levaram à recusa.
Outro ponto significativo se refere às práticas laboral e salarial pretendidas, que estão em descompasso com as adotadas por outras companhias do apoio marítimo que têm acordo firmado com o Sindmar.
Com o resultado da votação, a representação sindical encaminhará novamente para a Oceânica a proposta de ACT de seus representados com as reivindicações que, até aqui, a empresa não demonstrou ter dado atenção.
O Sindmar agradece aos companheiros que participaram da consulta e recomenda que se mantenham atentos às informações que serão disponibilizadas nos próximos dias, pois a empresa dá sinais de que não pretende ser compreensiva com os anseios dos marítimos.