Oficiais e eletricistas da Elcano aprovaram a proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2023/2025) negociada entre a empresa e o Sindmar com 78% de aceitação.
O resultado foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) nesta quinta-feira (4).
Entre os principais pontos destacados pela representação sindical está a vigência de dois anos do ACT, com reajuste nas remunerações finais no primeiro ano.
Para o segundo período de vigência, haverá reajuste automático nas remunerações e demais valores do ACT com aplicação do percentual resultante da soma do INPC mais ganho real. Tal reajuste será igualmente aplicado na soldada-base, no vale-alimentação e nas diárias.
A cláusula que se refere à implantação do pagamento de um abono pecuniário anual no retorno das férias, com percentual atualizado de forma progressiva a depender do tempo de casa, também foi destacado pelo Sindmar em mensagem circular.
A empresa se comprometeu, ainda, a realizar um estudo de viabilidade para a implantação de um Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), outro para a criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários, além de melhorias no rancho.
Saiba mais sobre os comentários da representação sindical acerca destas e de outras cláusulas do ACT na mensagem circular enviada por ocasião da votação.