Após consultar a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT oferecida pela Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam, 98% dos representados e das representadas do Sindmar que votaram decidiram autorizar o Sindmar a convocar assembleia para deliberar sobre a decretação do estado de greve.
Coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – Conttmaf, o processo de votação registrou 132 votos.
Destes, 130 foram a favor da convocação da assembleia e apenas dois optaram por aguardar sem contar com garantias efetivas. Não foi registrado nenhum voto a favor da proposta da Abeam.
A expressiva rejeição é consequência dos abusos do armador na relação de trabalho nos últimos 5 anos, com reduções de remunerações e benefícios sem consulta prévia à representação sindical.
Desta forma, o Sindmar, em respeito à vontade da maioria, convocará assembleia geral extraordinária – AGE para debater com os seus representados o encaminhamento das ações para uma possível paralisação coletiva da prestação de serviços na Wilson Sons – WSUT.
Em mensagem circular enviada nesta sexta-feira, 12, o Sindmar ressalta que está aberto ao diálogo franco e disposto a buscar um acordo com condições justas. Sendo assim, enviará uma proposta para a empresa, para que tenha a oportunidade negociar na direção de um consenso para a assinatura do ACT.