Nesta terça-feira, 18, o presidente da empresa de apoio marítimo Oceanpact, Flavio Andrade, se reuniu com dirigentes do Sindmar e fez uma visita técnica à Fundação Homem do Mar para conhecer o Centro de Simulação Aquaviária da instituição, que realiza treinamento com simuladores na área de Posicionamento Dinâmico, Manobrabilidade, Praça de Máquinas e Combate à Poluição, entre outros cursos.
Durante a visita, foram discutidas questões relativas à conjuntura do setor no Brasil e às variáveis que podem influenciar no seu desenvolvimento nos próximos anos, bem como a necessidade de haver adequado investimento na capacitação contínua para possibilitar a manutenção da certificação dos marítimos.
O presidente do Sindmar, Carlos Müller, lembrou que a existência de Marinha Mercante com navios tripulados por marítimos nacionais é uma decisão política, já que os países que possuem atuação significativa com bandeira própria neste setor são os que mais protegem a sua bandeira contra a concorrência desleal, isso quando não oferecem fartos incentivos através de legislação específica.
Müller acrescentou que o modelo econômico que se busca implantar no Brasil há alguns anos, e a falta de confiabilidade do governo no cenário internacional, tem dificultado a chegada de investimento externo, que poderia trazer mais desenvolvimento e mais empregos.
Além de Flavio Andrade e Carlos Müller, participou do encontro o secretário-geral do Sindmar e da Conttmaf, Odilon Braga.