Obra de dragagem em Suape deve ser concluída até 2018.
Áreas para terminais portuários dentro dos portos serão arrendadas.
O ministro Hélder Barbalho, titular da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), anunciou nesta terça-feira (26) que Pernambuco deve receber R$ 3 bilhões em investimentos nos próximos anos. Barbalho esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado e presidente de Suape, Thiago Norões, e presidentes de portos de todo o país.
As obras de dragagem, já em andamento em Suape, estão incluídas no planejamento. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em 2018. A maior parte dos recursos vai vir através de arrendamentos de áreas para terminais portuários dentro dos portos organizados. “Estes investimentos estarão gerando emprego em Pernambuco. Estarão aumentando a capacidade portuária e, portanto, garantindo a capacidade dos portos da região”, apontou o ministro.
Dos cinco terminais de Suape, um será para contêineres, outro para grãos, o terceiro para veículos e mais dois terminais serão para o transporte de combustíveis. Já no Porto do Recife, o investimento será no terminal de passageiros, no terminal de cargas e também no serviço de dragagem para aumentar a capacidade de carga do porto.
As obras em Suape estão andamento, enquanto as do Porto do Recife devem começar no segundo semestre deste ano. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2018. “É importante que esses investimentos planejados aconteçam, porque complementam a infraestrutura pórtuária para atender as demandas que a economia do estado e do Nordeste exigem”, apontou Norões.
Fonte: G1
Link para a matéria: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/01/porto-do-recife-e-de-suape-vao-receber-r-3-bi-em-investimentos.html