O Porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, pode ter um novo berço que será de múltiplo uso. A Secretaria dos Portos (SEP) autorizou seis empresas a realizarem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o arrendamento do berço 401, com 300 metros de extensão. O investimento estimado é de pelo menos R$ 200 milhões na primeira fase. As empresas autorizadas terão 60 dias – contados a partir de setembro – para apresentar as análises, que serão avaliadas por uma comissão.
De acordo com o presidente do Porto de São Francisco do Sul, engenheiro Paulo Corsi, a previsão é de que o terminal represente um incremento de 4 milhões de toneladas por ano no porto. A construção do novo berço faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL Portos), lançado pelo governo federal em junho deste ano, que prevê investimentos estratégicos em portos, ferrovias, rodovias e aeroportos.
O espaço onde a estrutura será construída, próximo à comunidade de Bela Vista, região também conhecida como Rabo Azedo, continua sendo do poder público, mas será arrendado para exploração da iniciativa privada. A licitação está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. O prazo de concessão será de 25 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 25.
Fonte: Conexão Marítima