No próximo domingo (28), oficiais da Marinha Mercante realizarão a primeira etapa dos exames para a revalidação de certificados para oficiais de Náutica (ERON) e de Máquinas (EROM) sem a necessidade de participar de cursos de atualização presenciais ou cumprir estágio a bordo.
Essa é uma reivindicação antiga do Sindmar e significa um grande avanço para os marítimos que precisavam renovar o certificado de competência modelo DPC-1031 e encontravam dificuldades com a necessidade de deslocamento e de acomodação por longos períodos nos estados de realização dos cursos.
“É difícil para um marítimo que está afastado do mercado de trabalho e, muitas vezes, desempregado, arcar com os custos de cursos de longa duração como as atualizações para oficiais de Máquinas (ATOM) e de Náutica (ATNO), que levam cinco e oito meses, respectivamente”, observa o diretor de Educação do Sindmar, José Serra.
Foram registradas 192 inscrições nos exames de revalidação. Destas, 106 solicitadas por oficiais de Náutica – 62 (2ON), 28 (1ON), 5 (CCB) e 11 (CLC). Outros 86 pedidos foram feitos por oficiais de Máquinas – 74 (2OM), 4 (1OM) e 8 (OSM).
As provas serão realizadas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no Rio de Janeiro, e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, no Pará.
O resultado do ERON será divulgado pelo Ciaga. Já o do EROM ficará a cargo do Ciaba.
Saiba mais no edital divulgado pela DPC.