Os acordos coletivos de trabalho (ACT) da Technip 2023-2024 e 2024-2026 foram aprovados pelos representados do Sindmar que participaram de consulta finalizada nesta quarta-feira, 18. O processo de negociação, que se estendeu ao longo de vários meses, resultou em uma proposta que contempla dois períodos de vigência, abrangendo três anos. Apesar de quase dois desses anos já terem se concluído, a assinatura do período retroativo é considerada essencial para garantir maior proteção aos trabalhadores.
A proposta aprovada assegura a reposição da inflação nas tabelas salariais, que apresentam valores competitivos em comparação ao mercado atual. Além disso, os ganhos reais incluem reajuste significativo do vale-alimentação e aumento real também da gratificação de manuseio de ancoragem, agregando valor à remuneração total.
A inclusão da gratificação de embarque no ACT representa um marco significativo. Antes tratada como liberalidade, ela passa agora a integrar o pacote econômico oficial, reforçando a estabilidade e previsibilidade para os trabalhadores.
Outro ponto relevante é a gratificação operacional, que terá novos valores discutidos em 2025. Essa medida, somada à inclusão de novas cláusulas voltadas à operação e à rotina de bordo, amplia significativamente as vantagens oferecidas aos marítimos representados pelo Sindmar. O resultado é um pacote robusto de proteção laboral que fortalece as práticas previstas no ACT.