A Marenostrum apresentou uma proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT que reúne condições de ser encaminhada pelo Sindmar para consulta aos oficiais vinculados à empresa que trabalham a bordo de plataformas.
A negociação chegou a um reajuste significativo da remuneração dos profissionais, tanto no primeiro quanto no segundo ano de vigência do acordo, incluindo ganho real. Outros pontos a destacar são a configuração em ACT do regime de embarque 14 x 14 e o bônus por tempo de empresa.
A proposta apresenta, ainda, uma reorganização da composição da remuneração, com verbas compatíveis com a atividade marítima e distribuição mais clara dos valores. Além disso, as cláusulas econômicas são retroativas a agosto de 2018.
(Acesse aqui a íntegra da proposta, disponível para associados do Sindmar)
Trata-se do primeiro ACT da empresa com o Sindmar. Em anos anteriores, a Marenostrum fez uso, equivocadamente, de acordos celebrados com sindicatos que não representam oficiais mercantes, trazendo composição salarial inadequada à atividade do marítimo.
O Sindmar acredita que a assinatura do acordo garantirá as condições laborais dos Oficiais que atuam em plataformas, tendo um impacto significativo nas suas relações de trabalho. É fundamental para o Sindmar que os acordos não apresentem perdas para seus representados. A proposta da Marenostrum reflete a manutenção das práticas existentes, acompanhada de ajustes importantes. O indicativo, portanto, é de aprovação.
O prazo final para recebimento dos votos é até as 12h00 de sexta-feira, 3 de outubro.
Leia a mensagem circular enviada aos oficiais da Marenostrum.