O Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, Mauro Rodrigues, vem mediando as negociações coletivas entre os Sindicatos Marítimos e as empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam. Até o momento, houve três reuniões mediadas entre as partes, com duas outras previstas para 25 de outubro e 7 de novembro. As últimas assembleias gerais conjuntas de marítimos decidiram pela intensificação da mobilização a bordo dos navios que operam no offshore, com possibilidade de deflagração de greve nas embarcações das empresas ligadas à Abeam, caso a mediação em curso não leve a um acordo coletivo sem perdas.
Esta mediação é mais uma tentativa de alcançar, por meio de negociação, um Acordo Coletivo de Trabalho – ACT que não imponha prejuízos aos marítimos. As reuniões mediadas buscaram identificar e discutir os pontos mais sensíveis, como remuneração e regime de trabalho. Estimuladas pelo esforço conciliador do Secretário Mauro Rodrigues, ambas as partes vêm expondo considerações e o avanço mais significativo foi a retirada, pelas empresas, da proposta anterior, considerada vergonhosa pelos Sindicatos marítimos.
Em unidade com os Sindicatos coirmãos, o SINDMAR reafirma sua disposição em esgotar todas as possibilidades de buscar, em mesa de negociação, um acordo justo, baseado no ACT anterior, mas, até o momento, as empresas não ofereceram proposta de um acordo sem perdas. Marítimos e marítimas estão sendo orientados a manterem-se mobilizados e atentos às informações do Sindicato. Iniciativas patronais contrárias aos interesses coletivos dos trabalhadores devem ser comunicadas à representação sindical.
Leia a mensagem circular enviada aos representados do SINDMAR.