Foto: CMA CGM
A empresa francesa de navegação CMA CGM declara estar a um passo de adquirir a Mercosul Line, subsidiária da Maersk e uma das líderes do mercado brasileiro de transporte de contêineres.
O anúncio chega após seis meses da fusão entre a Maersk e a Hamburg Süd, que, representadas no Brasil pela Mercosul Line e pela Aliança, resultaria em concentração de 80% do transporte de contêineres na Cabotagem brasileira nas mãos de uma só empresa, reduzindo a concorrência e pressionando os preços do frete. A aquisição anunciada pela CMA CGM ainda depende da aprovação dessa fusão pelo órgão regulador no Brasil.
Para a CMA CGM, a aquisição da Mercosul Line é parte da sua estratégia para a América Latina e permitirá fortalecer a sua atuação no Brasil, no qual vê forte potencial para desenvolver-se, principalmente nos serviços da Cabotagem. Para o Chefe de Operações da Maersk, Søren Toft, “a Mercosul Line é uma empresa altamente respeitada, com excelente frota, valores consolidados e profissionais de dedicação extrema, o que facilita a tomada de uma nova forma com a CMA CGM”. A previsão é de que a aquisição seja efetivada no quarto trimestre de 2017. Os valores da transação não foram declarados.
Fonte: gCapitain, 13 de junho de 2017