O Sindmar divulgou nesta quinta-feira (14) o resultado da consulta referente à proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2024/2025) destinada aos marítimos vinculados à Aliança. De acordo com a apuração da Conttmaf, a aprovação foi de 89%.
Conforme observado pela representação sindical, a proposta reajustou itens econômicos com a aplicação de índices acima do INPC nas remunerações, além de reajustar valores do vale-alimentação.
“O equacionamento, a partir de janeiro de 2025, do valor pago a título de vale-alimentação para todos os marítimos abrangidos por esta negociação é uma antiga reivindicação e uma importante conquista”, diz a FNTTAA em mensagem circular.
O adicional noturno para comandantes e chefes de máquinas foi outro avanço celebrado pelos sindicatos, porque ele abre portas para que as demais categorias sejam contempladas nos próximos acordos.
Além disso, o ACT aprovado inclui cláusula que prorroga as licenças maternidade e paternidade. São mais dois meses para a marítima e mais 20 dias para o marítimo.