Nesta segunda-feira (15), a Marinha divulgou o primeiro gabarito previsto dos Exames de Revalidação para oficiais de Náutica (ERON) e de Máquinas (EROM). Eles foram realizados nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA/RJ) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA/PA), assim como nas Capitanias dos Portos e em suas delegacias e agências, direito de escolha conquistado com muita luta pelo Sindmar.
Aqueles que fizeram a prova têm do dia 16 ao dia 18 de julho para solicitar recursos com base no gabarito preliminar.
Os exames aconteceram neste domingo (14) e contemplaram oficiais da Marinha Mercante que se inscreveram junto à Autoridade Marítima. Cada prova foi composta por 40 questões de múltipla escolha, das quais os oficiais precisam acertar 20 (50%) para terem seus certificados de competência DPC-1031 revalidados. Antes, era preciso acertar 28 (70%).
A informação fora dada em primeira mão pelo diretor de Educação e Formação Profissional, José Serra, na live de quinta-feira para participantes do EROM.
Na sexta-feira (12), o Sindmar realizou uma segunda live, dessa vez destinada aos oficiais de Náutica que fariam o ERON. O evento contou com a participação da CCB Kely Cristiane Vianna e do CLC Jonathas Celestino.
A conferência iniciou com a abertura de Carlos Müller, presidente do Sindmar, que passou a palavra para José Serra. O diretor frisou a importância dos ganhos conquistados pelo Sindicato, como a realização da prova sem necessidade de curso de longa duração para revalidar o certificado de competência e retificação do edital em relação à pontuação mínima para aprovação.
Durante a live, a capitã Kely Vianna fez uma apresentação mostrando o último exame do ERON, realizado em junho de 2023. Ela e o capitão Jonathas Celestino foram responsáveis por explicar as questões e tirar as dúvidas que apareciam por parte dos participantes.