Os Sindicatos Marítimos recusaram a proposta da empresa Mercosul Line na mesa de negociação, por não alcançar a reposição do índice de inflação acumulada no período de referência para o ACT, além da empresa não ter considerado nenhuma das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores marítimos.
Os Sindicatos Marítimos esclarecem que o processo de negociação com a Mercosul Line ainda não foi esgotado. É importante que Oficiais e Eletricistas fiquem atentos, analisem com ponderação o que está sendo informado pela empresa e não se deixem iludir com o jogo de desinformação que a Mercosul Line está fazendo a bordo neste momento. A empresa explora fragilidades e busca pressionar individualmente aqueles que se encontram embarcados, de modo que aceitem uma proposta com perdas salariais expressivas alegando que o grupo enfrenta grave crise financeira.
Enquanto isso, a Maersk, controladora da Mercosul Line, segue com seu projeto mundial de aumentar organicamente a participação no mercado e declara que está disposta a suportar prejuízos no curto prazo para alcançar este objetivo, numa manobra com potencial resultado de absurda concentração da atividade neste setor no Brasil e na América do Sul.
Os sindicatos marítimos darão continuidade nas visitas a bordo para esclarecimentos, permitindo uma discussão transparente e com coerência sobre a negociação do ACT. Quando se alcançar uma proposta por parte da empresa que não resulte em perdas para os trabalhadores, esta será colocada em nova consulta.
Todos marítimos estão conclamados a permanecerem em sintonia com a Organização Sindical, atentos aos próximos passos da negociação, preparados para lutar por condições justas e pela manutenção de direitos conquistados ao longo dos anos em duras negociações.