A Maersk Line, maior armador de navios de contêineres do mundo e líder no tráfego de longo curso, colocou à venda a sua empresa de cabotagem no Brasil, a Mercosul Line. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira, 7 de abril, e replicada por sites de notícias especializados no setor marítimo.
As informações divulgadas pela imprensa destacam o fato de a Maersk estar realizando esta operação de venda da Mercosul Line com o objetivo de se antecipar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e evitar a concentração no mercado brasileiro de cabotagem. Isso porque a Maersk está comprando a alemã Hamburg Süd, que por sua vez é dona da Aliança Navegação, empresa líder do tráfego marítimo doméstico brasileiro.
De acordo com o Valor Econômico, o escritório do grupo dinamarquês tem recebido uma série de visitas de representantes de empresas interessadas em comprar a Mercosul Line, inclusive grandes armadores como a francesa CMA CGM. Outros eventuais interessados são a Mediterranean Shipping Company – MSC, segundo maior armador do mundo, a alemã Hapag Lloyd, a japonesa Nippon Yusen Kabushiki Kaisha – NYK e a chinesa Cosco Shipping.
Fontes: Valor Econômico / Portos e Navios