O Irã realizou um teste para o estabelecimento de uma rota alternativa multimodal – que inclui o transporte de mercadorias por vias terrestres, ferroviárias e marítimas entre o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico – para driblar sanções do Ocidente.
Segundo o portal Rail Freight, o primeiro carregamento ferroviário entre Rússia e Índia via Irã foi concluído na semana passada, por meio do chamado Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul.
Ainda de acordo com a página de notícias, o embarque intermodal Rússia-Índia conectou São Petersburgo com Mumbai. Um trem fez o transporte de dois contêineres de 40 pés, carregados com folhas laminadas de madeira, rumo ao porto russo de Astrakhan, no Mar Cáspio. De lá, partiu para o porto iraniano do Mar Cáspio de Anzali.
Depois de atravessar o Irã por via férrea, a carga chegou ao porto de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico, e partiu para a costa das Índias Ocidentais, chegando a Mumbai.
Conforme publicou o portal Maritime Executive – que em junho repercutiu o anúncio do Irã sobre a criação da rota alternativa –, as sanções dos EUA impostas há anos ao país e o isolamento da economia russa contribuíram para o início das operações.