Obras do novo Centro de Tecnologia, Treinamento e Lazer do SINDMAR avançam e devem ser concluídas em 2017
Além da defesa permanente dos postos de trabalho, dos direitos e interesses dos Oficiais e Eletricistas da Marinha Mercante, o SINDMAR tem como prioridade o desenvolvimento contínuo desses profissionais. Referência no setor quando o assunto é a especialização e atualização profissional, a Fundação Homem do Mar (FHM), que administra o Centro de Simulação Aquaviária (CSA), braço educacional do sindicato, está apta a oferecer cursos, treinamentos e consultorias utilizando o que existe de mais atual em termos de tecnologia e conhecimento.
Em setembro do ano passado, o SINDMAR lançou a pedra fundamental do novo Centro de Tecnologia, Treinamento e Lazer (CTTL) numa área de 845 mil m2 em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. As duas pontes de acesso ficaram prontas e o trabalho de terraplenagem está a todo vapor. A barragem do lago de 36 mil m2, que serve de habitat para peixes, gansos e marrecos, também já foi concluída e o deque existente foi todo restaurado.
O Diretor do SINDMAR e da FHM Jailson Bispo ressaltou que o projeto segue os mais modernos conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental e economia de recursos. As obras estão em andamento e podem ser concluídas a tempo de receber a DPBRASIL 2017. E, em 2018, dar início aos cursos do novo CTTL.
Dentro do CTTL, funcionará um novo Centro de Simulação Aquaviária, ainda maior e mais moderno, que contará com um número superior de simuladores, dentre eles, simuladores de praça de máquinas, passadiços, rebocador portuário e guindaste offshore, todos eles FULL MISSION. Com as novas instalações, a FHM, por meio do novo CSA, irá capacitar um número bem maior de profissionais do mar, com o mesmo nível de excelência.
O projeto prevê a construção de 30 salas de aula onde serão ministrados diversos cursos, como Gerenciamento de Praça de Máquinas, Gerenciamento de Passadiço, Posicionamento Dinâmico (DP), VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações), Radar, GMDSS (Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima), Cargas Líquidas, Terminal Petroleiro, Gerenciamento de Crise, Manobrabilidade, Treinamento para Capitães de Manobras, Manutenção Elétrica, Controle Lógico Programável (CLP), Manuseio de Âncoras e outros.
Enquanto as obras avançam, a FHM já buscou perante a Autoridade Marítima Brasileira (Marinha do Brasil) a acreditação para diversos cursos, entre eles, ECDIS (Electronic Chart Display and Information System), EBCP (Curso Especial Básico de Conscientização e Proteção do Navio), EGPO (Gerenciamento de Passadiço para Oficiais), SSO (Ship Security O cer) e ESOP (Especial de Operações em Navios Petroleiros). Estão previstas, também, salas de apoio e instalações de manutenção.
O lago terá uma finalidade especial: o treinamento de manobras com o uso de modelos reduzidos de diferentes tipos de embarcações, o que atualmente só é realizado em quatro países: Estados Unidos, Inglaterra, França e Polônia.
Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental
Além das instalações voltadas aos cursos e eventos, o CTTL terá 160 acomodações de hotelaria de alto padrão. A estrutura de lazer contará com piscina aquecida, quadra poliesportiva, além de salas de jogos e musculação. Em breve, terá início a construção dos vestiários, guaritas, capela e prédio da manutenção. O objetivo deste espaço é propiciar aos alunos a possibilidade de se dedicarem ao aprendizado em tempo integral, sem a necessidade de deslocamentos diários.
O Diretor-Procurador do SINDMAR, Marco Aurélio Lucas, disse que, além de um marco no que se refere a centros de simulação no mundo inteiro, o CCTL consolidará a política do SINDMAR de investir na melhoria profissional dos Oficiais e Eletricistas mercantes. Ele ressaltou que a construção do CTTL é uma conquista importante para os associados e associadas do SINDMAR, pelas opções de lazer previstas para o espaço. “Depois de muita luta, vamos entregar um espaço como esse, que integra tecnologia e lazer, pensado para receber nossos associados e suas famílias”.
O complexo terá dois restaurantes: um destinado aos alunos e outro aberto aos associados em geral, que funcionará numa casa já existente na propriedade, que está sendo restaurada, mantendo as características originais.
Nas 12 construções previstas, os tijolos utilizados serão do tipo solo-cimento, ecológicos, que se encaixam uns nos outros e economizam até 100% de argamassa para assentamento. Com eles, o tempo da construção será diminuído em 30%, o custo da obra será 40% menor, o uso de ferro cairá pela metade e a economia de madeira chegará a 70%. O CTTL contará com energia solar fotovoltaica e um sistema solar térmico para aquecimento da água. A princípio, 20% da energia será proveniente dessa fonte limpa e renovável, e a meta é chegar aos 100%. Para que isso seja possível, todos os prédios foram projetados de frente para o norte geográfico, de modo a favorecer a máxima captação da energia solar.
Apenas a área já descampada será usada na construção do complexo, sem qualquer intervenção na mata do entorno. O SINDMAR construiu um viveiro com capacidade para 20 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica – ipês, jequitibás, jacarandás e outras 36 espécies. Além disso, o Sindicato utilizará mudas no reflorestamento de uma área que foi desmatada antes de o terreno ser adquirido. Parte das mudas será distribuída entre a comunidade local a fim de consolidar na região uma cultura de proteção do ecossistema. O projeto inclui a compostagem de resíduo orgânico para a fabricação de adubo e, também, o plantio de um jardim de ervas aromáticas que serão usadas nos restaurantes. O paisagismo está a cargo do escritório Burle Marx, um dos mais conceituados do País.
A área do novo Centro de Tecnologia, Treinamento e Lazer do SINDMAR conta com oito nascentes que vão garantir o abastecimento de água em todas as instalações. Quando o complexo estiver em funcionamento, haverá um sistema de captação da água da chuva, que será utilizada em chafarizes, nas descargas dos sanitários e na lavagem das áreas externas. Os resíduos serão tratados no local por meio de um sistema biodigestor que garante a retirada de até 98% das impurezas, sendo mais eficiente que o tratamento convencional.
“Para os associados do SINDMAR, o benefício será enorme. A expectativa é grande, já temos gente telefonando e querendo ir lá para conhecer. A grande vantagem é que nossos associados poderão aproveitar uma área maravilhosa, com instalações de primeira. Eu costumo dizer que nós, homens e mulheres do mar, vemos muito azul e, no CTTL, estaremos cercados pelo verde para desintoxicar um pouco”, concluiu, animado, o Diretor do SINDMAR e da FHM Jailson Bispo.
Mascotes
O CTTL já tem suas mascotes: os cães Guri e Pipoca, que ajudam a vigiar o terreno. Foi Guri que encontrou uma das nascentes. “Subimos até um local onde antes havia uma barragem, mas estava tudo seco. Então, o Guri começou a cavar e, de repente, brotou água. Ele já sabia que tinha água lá”, contou Jailson.
DPBRASIL 2017 - Depois de mais uma edição bem-sucedida da Conferência Brasileira de Posicionamento Dinâmico – DPBRASIL, em maio passado, a Fundação Homem do Mar já está preparando o próximo evento, para 2017. E a expectativa é de que a conferência seja realizada já no novo Centro de Tecnologia, Treinamento e Lazer do SINDMAR. Para este e outros eventos de grande porte, o CTTL contará com um moderno centro de convenções com cinco salas, sendo uma principal e quatro auxiliares, com capacidade para receber até 560 pessoas.