Nesta quinta-feira (29), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) completa 87 anos de luta por direitos e por avanços nas relações laborais, organizando os sindicatos brasileiros da gente do mar, dos rios, das lagoas e da navegação portuária.
Fundada em 1936, a FNTTAA tem por objetivo defender, em âmbito nacional, os interesses dos trabalhadores brasileiros do setor aquaviário em águas interiores e continentais sejam eles marítimos, fluviários, pescadores, mergulhadores, empregados de escritório de empresa de navegação ou tripulantes não aquaviários em embarcações de apoio marítimo ou de cruzeiro.
“A FNTTAA desempenha um papel muito importante na Organização Sindical Marítima brasileira como um dos pilares de sustentação da nossa Confederação, com histórico de luta incansável pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pela busca de políticas mais favoráveis para os aquaviários brasileiros”, declarou o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Augusto Müller.
Cabe lembrar que, em todos esses anos de sua existência, a Federação foi protagonista, ao lado dos sindicatos afiliados, alguns já centenários, de grandes mobilizações e conquistas históricas como as que levaram à fundação da Conttmaf em 1957, à criação da Frota Nacional de Petroleiros em 1950 e ao estabelecimento da Petrobras em 1953.
A FNTTAA contribuiu, também, para a redemocratização do país nos anos 1980 e para a conquista de legislação protetiva do trabalho marítimo, como as Leis 9.432 e 9.537 de 1997, e resoluções do CNIg.
A entidade colaborou, ainda, para a criação da Transpetro em 1998, da Antaq em 2001, para a conquista do regime de embarque e desembarque 1×1 em águas brasileiras, em toda cabotagem, em 2016, bem como para a defesa permanente do emprego de marítimos e fluviários nacionais, da construção naval no Brasil e da navegação com bandeira brasileira.
Além disso, a Federação tem participação ativa e permanente em conselhos, comissões e grupos de especialistas dedicados a buscar soluções e investimentos para o setor.