Marítimos da turma Sérgio Lemos, formados em 1966 pela antiga Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro (EMMRJ), se reuniram dia 20 de dezembro na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, para celebrar o Jubileu de Ouro.
Após encontro com o Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), os ex-alunos das turmas de Câmara, Máquinas e Náutica fizeram um tour pelas instalações da Marinha do Brasil, acompanhados por militares e familiares. Em seguida, participaram de uma confraternização, quando puderam relembrar histórias vividas na saudosa Escola de Marinha Mercante.
“Ficamos todos emocionados. Foi uma oportunidade ímpar poder reunir os amigos daquela época. Alguns já faleceram, outros não puderam comparecer, mas me senti realizado. Agradeço ao SINDMAR pelo apoio”, disse o Oficial Superior de Máquinas João Nilton França. O Diretor de Educação do SINDMAR José Serra ressalta a importância de prestigiar o evento. “É importante valorizar estas pessoas que tanto contribuíram para a Marinha Mercante Brasileira”, declarou.
O Jubileu de Ouro da turma de 1966 ficou marcado não apenas pelo descerramento da placa comemorativa, mas também pelo plantio de uma muda de Ipê próximo ao memorial dedicado aos marítimos vítimas da Segunda Guerra Mundial.