O almoço do dia 18 de janeiro foi a oportunidade para dirigentes do SINDMAR, da Federação dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF apresentarem ao Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Diretor de Portos e Costas, a visão dos trabalhadores marítimos sobre a situação atual da Marinha Mercante Brasileira.
Os Dirigentes Sindicais expuseram ao Diretor de Portos e Costas importantes questões relativas à formação de profissionais aquaviários, em especial quanto ao excessivo número de vagas ofertadas em cursos para formação de oficiais da Marinha Mercante, considerando-se o quadro atual de desemprego no nosso setor. Outro tema destacado pelos Sindicatos foi a existência da fadiga a bordo das embarcações e a necessidade premente de revisão dos Cartões de Tripulação de Segurança – CTS como forma de combatê-la. Outras questões relativas à RN-72 e à segurança operacional a bordo dos navios também foram abordadas neste encontro.
O Diretor de Portos e Costas registrou este encontro como oportunidade de aproximação entre a Autoridade Marítima e trabalhadores marítimos representados por suas Entidades Sindicais, de forma a buscar uma relação mais construtiva, contribuindo para a solução de problemas que nos afetam.
Os Dirigentes Sindicais Marítimos destacaram a necessidade urgente de se retomar uma relação positiva entre a DPC e os trabalhadores marítimos frente a uma pauta desafiadora como a que foi apresentada no encontro.