A diretoria do Sindmar recebeu nesta quarta-feira (17) o diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios do American Bureau of Shipping (ABS) na América do Sul e Caribe, Alex Albuquerque, para uma visita à sede do Sindicato e ao Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Gente do Mar (FGMar), no Centro do Rio de Janeiro.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos relacionados à atual conjuntura do setor marítimo no que diz respeito à área de petróleo e gás, especialmente no que se refere a FPSO (navios-plataforma), apoio marítimo e navios-tanque.
A importância das Marinhas Mercantes nacionais no contexto atual mundial também fez parte da conversa entre a representação sindical e o diretor do ABS, que conta com vasta experiência de atuação no setor marítimo em diferentes países.
Na ocasião, o presidente do Sindmar, Carlos Augusto Müller, externou a preocupação das entidades marítimas com a crescente ocorrência de casos de abando de tripulação pelo armador, que notoriamente ocorre em navios de bandeiras de conveniência (BDC), assim como as baixas condições de trabalho e o desrespeito à Convenção do Trabalho Marítimo (MLC) em BDC que não exercem um efetivo controle pelo Estado da Bandeira (FSC).
Além disso, foram abordados temas como inovação tecnológica e descarbonização do transporte marítimo a partir de uma transição energética justa sob os pontos de vista social, ambiental e laboral.
Após a visita à sede do Sindmar, Alex Albuquerque, que é oficial da Marinha Mercante e associado do Sindicato desde que concluiu o curso na EFOMM, teve a oportunidade de presenciar uma turma do Curso de Manuseio de Cargas Líquidas em treinamento no CSA.
Além de Carlos Müller, participaram do encontro o diretor-secretário do Sindmar, Odilon Braga, e o coordenador da FGMar, Mario Calixto.