Iniciou nesta quarta-feira (8), na cidade de Belém (PA), o 4º Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com debates importantes sobre o combate às privatizações e à crise climática, e o papel dos sindicatos diante dos desafios que o Brasil enfrenta.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, além da participação dos delegados e delegadas das representações estaduais e dos dirigentes nacionais de entidades sindicais.
As atividades têm continuidade nesta quinta (9) e sexta (10). Os temas que fazem parte da programação do Conselho são: a) Conjuntura nacional e internacional, b) Estrutura e organização sindical, e c) Debate, revisão, atualização e aprovação do Plano de Ação Político, Administrativo e Financeiro da CTB.
Para as entidades marítimas e portuárias, a atuação na CTB se reveste de especial importância, pois assegura maior possibilidade de interlocução junto ao Poder Executivo e participação nos conselhos dos ministérios nos quais são discutidos regulamentos de interesse para os trabalhadores do nosso setor.
Segundo o presidente do Sindmar e secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, Carlos Müller, a Central tem se destacado, não à toa, como a entidade de classe que mais cresce no Brasil nos últimos anos.
“A sua atuação é coerente, pautada na defesa da democracia, dos interesses da classe trabalhadora, da valorização e do fortalecimento das entidades sindicais, e na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou Müller.