Neste 28 de dezembro, o Sindmar parabeniza todos os homens e mulheres que trabalham por uma Marinha Mercante verdadeiramente nacional, que possa atender aos interesses do nosso povo e garantir o lugar de destaque que o Brasil merece no comércio marítimo internacional.
Este também era o desejo do seu patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Nascido em 1813, no mesmo 28 de dezembro, Mauá dedicou-se a montar no Brasil estruturas e serviços cuja herança ainda pode ser identificada nos dias atuais: lançou as bases da construção naval no País e criou companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas, compreendendo a importância do comércio marítimo para o desenvolvimento de uma nação.
A Organização Sindical Marítima brasileira defende uma Marinha Mercante nacional forte, com estímulo à navegação de longo curso; valorização, capacitação continuada e emprego em condições justas para seus profissionais; preservação da soberania brasileira no transporte marítimo de petróleo e incremento da construção naval brasileira.
Viva a Marinha Mercante brasileira!
Sindmar