Após cobrança feita à Petrobras, a Confederação dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF passou a integrar a comissão de apuração do acidente de homem ao mar ocorrido no último dia 18, no navio Mar Limpo III, da Bravante, na Bacia de Campos.
O acidente teve como vítima o marinheiro Francisco das Chagas Oliveira da Silva, que se encontrava na embarcação a serviço da Petrobras. A empresa instituiu comissão de apuração para buscar as causas, mas havia deixado de incluir representantes dos trabalhadores, ação imprescindível para tornar a investigação mais transparente.
A CONTTMAF é a Entidade Sindical de grau superior que possui legitimidade para coordenar e organizar os interesses dos trabalhadores marítimos representados em seus Sindicatos e Federações. Em ofício à Gerência de Logística da empresa, o Presidente da Entidade, Severino Almeida Filho, solicitou a apresentação dos documentos relativos ao acidente e indicou um dos Diretores da Entidade para participar da apuração do acidente, como prevê o Acordo Coletivo de Trabalho dos Marítimos.
Leia o Ofício enviado pela CONTTMAF à Petrobras.
No momento da queda, o marinheiro trabalhava na manutenção do passadiço da embarcação, que faz recolhimento de óleo. A Marinha já encerrou as buscas pelo corpo, que não foi encontrado.