A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) convoca trabalhadores marítimos vinculados à Petrobras e à Transpetro para que encaminhem as suas sugestões para a elaboração de pauta reivindicatória visando as negociações do acordo coletivo de trabalho (ACT) 2022/2024.
Conforme mensagem circular, a recomendação é que as reivindicações sejam enviadas coletivamente após discussão a bordo. Todos os marítimos do Sistema Petrobras podem enviar os seus pleitos, sejam sindicalizados ou não, independentemente da categoria profissional a que pertençam e se trabalham embarcados ou em terra, estando no local de trabalho, em repouso, férias, afastamento médico, treinamento, recebimento de navio novo ou em qualquer outra situação.
Considerando que os sindicatos também representam os aposentados, não há impedimento para que estes enviem sugestões, já que na Petrobras o reajuste da aposentadoria do Plano Petros depende do que for oferecido aos ativos.
Segundo a representação sindical marítima, as reivindicações serão analisadas e sistematizadas em uma pauta para cada empresa, refletindo os legítimos anseios dos trabalhadores marítimos e traduzindo a vontade de seus representados e representadas.
Na mensagem, a Conttmaf destaca a necessidade de atenção dos marítimos ao atual cenário em que se encontra o País e solicita a todos sintonia com as entidades sindicais.
A Confederação faz o alerta em função da maneira como a Petrobras e a Transpetro estão lidando com as negociações da categoria de terra, que possui data-base em 1º de setembro. Para estes profissionais, as empresas apresentaram proposta que repete o tom extremamente duro e injusto da negociação anterior.
Entre outros pontos, elas estão propondo irrisórios 5% de reajuste para a tabela salarial. A entidade sindical afirma que, com isso, os seus representados podem esperar dificuldade semelhante para a negociação dos marítimos.
A representação sindical avalia que para manter os direitos conquistados ao longo das últimas décadas, será necessário envolvimento e disposição de todos para a luta.
As reivindicações de bordo deverão ser enviadas preferencialmente de forma coletiva para o e-mail act@conttmaf.org.br até quinta-feira, 14 de julho, às 12h.
Assinam o documento a seguintes entidades sindicais marítimas: CONTTMAF, FNTTAA, SINDMAR, SINDRADIO, SINDENFMAR, TAICUPAM, SINDMARCONVÉS e SINDFOGO.