A Confederação dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF enviou Ofício à presidência da Transpetro buscando esclarecimentos sobre a não efetivação dos 141 Oficiais aprovados no Processo de Seleção Público – PSP realizado em 2016 e a persistência da empresa na contratação de trabalhadores temporários para realizar funções a bordo de seus navios.
Atualmente, em torno de 20% dos empregados e empregadas marítimos da Transpetro são trabalhadores em contratos temporários. Este processo de contratação temporária que vem sendo mantido continuamente, além de contrariar a legislação trabalhista e o Acordo Coletivo de Trabalho dos Marítimos, não oferece adequada publicidade nem transparência dos critérios utilizados na escolha de quem será contratado.
A CONTTMAF questiona a Transpetro sobre os motivos e dificuldades para, até o presente momento, não ter efetivado Oficiais aprovados no Processo Seletivo Público e priorizar contratos temporários; sobre quando os Oficiais aprovados no PSP serão efetivados e quando será realizado PSP para a contratação de marítimos da Guarnição e Subalternos.
Leia a íntegra do Ofício enviado pela CONTTMAF à Transpetro.