Após receber uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT das empresas do Offshore com cláusulas que representam enormes perdas e retrocessos em conquistas dos marítimos, o SINDMAR alerta que não resta outra alternativa a não ser a mobilização coletiva para um movimento de PARALISAÇÃO. As cláusulas contidas na proposta de ACT demonstram um posicionamento com visão unilateral, além de AGRESSIVO e DESRESPEITOSO, com a intenção injustificável de exclusão de direitos, redução de remunerações e de precarização de condições laborais.
Entre outros abusos propostos pelas empresas da Abeam estão a redução da remuneração no ACT a níveis mínimos e o retorno da famigerada “gratificação de embarque”, que por anos a Representação Sindical lutou para extinguir. Com isto, elas desejam estipular gratificações diferenciadas temporárias vinculadas ao embarque. Neste caso, cada empresa poderia pagar o valor que melhor lhe conviesse ou, até mesmo, não pagar. Essa gratificação não faria parte da remuneração, que fica limitada à soldada-base, ao adicional de insalubridade/periculosidade, à hora extra, ao adicional noturno e ao repouso semanal remunerado.
Em comparação ao ACT anterior, a proposta das empresas representadas pela Abeam busca alterar drasticamente a vigência, a remuneração, o pagamento, o regime de trabalho, as despesas de viagem, a assistência médica, a assistência odontológica, o recrutamento, os cursos e as multas.
O SINDMAR reafirma o seu compromisso com todos os companheiros e todas as companheiras dispostos a lutar para resistir ao abuso das empresas e garantir condições justas de trabalho e remuneração duramente conquistados. Todos devem estar prontos para fazer o necessário e indispensável enfrentamento. O resultado alcançado nessa negociação será proporcional à disposição de nossos representados para conquistarem das empresas o tratamento de DIGNIDADE e RESPEITO que lhes é devido. Com sua participação efetiva ou omissão, os trabalhadores receberão exatamente aquilo que fizerem por merecer.
Saiba mais na mensagem circular encaminhada aos Oficiais e Eletricistas.