O Sindmar esteve presente na cerimônia de comemoração dos 90 anos do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM) nesta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. Na ocasião, a representação sindical recebeu uma homenagem pelos serviços prestados à comunidade marítima.
O diretor do departamento de Educação e Formação Profissional do Sindmar, oficial superior de máquinas José Serra, representou o presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, no evento.
Para Serra, o Centro de Capitães, ao longo de seus 90 anos, sempre defendeu a existência de uma Marinha Mercante nacional com navios arvorando a bandeira brasileira. Segundo ele, as entidades sindicais marítimas consideram estes mesmos valores como essenciais e buscam garantir que os navios tenham comandante, chefe de máquinas e pelo menos 2/3 da tripulação formada por brasileiros.
“Consideramos muito importante defender essas ideias, pois sem navios de sua própria bandeira, o Brasil corre o risco de ficar à mercê dos países que efetivamente controlam o transporte marítimo”, declarou Serra.