O capitão de longo curso (CLC) Eduardo Mesquita Pedroso, comandante do navio porta-contêineres Monte Sarmiento e associado ao Sindmar, foi indicado pelo Brasil para receber uma homenagem da Organização Marítima Internacional (IMO). A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, 2 de dezembro, na sede da entidade em Londres, onde o capitão recebeu uma carta de recomendação.
O incidente ocorreu na madrugada de 22 de junho de 2023, quando o Monte Sarmiento havia desatracado do Tecon, em Santos (SP), rumo a Itapoá (SC). Por volta das 5h19, o alarme de incêndio soou no passadiço, sinalizando uma situação crítica. O comandante Eduardo prontamente confirmou a emergência e coordenou a operação de combate ao fogo, demonstrando habilidade e determinação.
Sua liderança garantiu a salvaguarda das 30 pessoas a bordo, a preservação da integridade da embarcação e a proteção do meio ambiente. Segundo os responsáveis por sua indicação, o capitão Eduardo Mesquita Pedroso destacou-se por sua coragem, competência técnica e capacidade de liderança em um momento decisivo.
*Na foto de exibição no site, o Representante Permanente do Brasil na IMO, Alm. José Augusto da Cunha de Menezes, o secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, e o CLC Eduardo Pedroso