Após vários meses de negociações, com demoradas consultas da empresa à sua matriz, a Excelerate Energy apresentou uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, para o período 2018/2020, que o SINDMAR considerou vantajosa. Ela garante, para o primeiro ano de vigência, reajuste remuneratório com ganho acima da inflação acumulada no período e, para o segundo ano, a reposição da inflação.
Com a definição de uma correção econômica ao término do primeiro ano, fica assegurado que as remunerações manterão uma linha ascendente de progressão, eliminando perdas. Diante do cenário atual, um ACT com vigência de dois anos, elaborado nesses termos, minimiza eventuais impactos causados por instabilidade da economia nacional ou internacional que possam afetar os Oficiais e os Eletricistas da Marinha Mercante.
Outros pontos considerados positivos pelo SINDMAR foram os novos valores estabelecidos para o vale-alimentação e para a ajuda de custo para embarque/desembarque. O Sindicato considera que o ACT proposto para embarcações do tipo FSRU, que operam em águas jurisdicionais brasileiras em situação peculiar, arvorando bandeira estrangeira, é extremamente importante para garantir os direitos de Oficiais e Eletricistas em um campo de atuação que possibilita condições diferenciadas.
Tendo isso em vista, o SINDMAR submete a proposta à consulta de seus representados e representadas vinculados à Excelerate Energy, com indicativo de aprovação. O prazo final para recebimento dos votos é até às 12h de segunda-feira, 28 de janeiro.
Saiba mais acessando a mensagem circular enviada pelo SINDMAR.