Oficiais e eletricistas lotados no FSRU da BW aprovaram a proposta de acordo coletivo de trabalho entre Sindmar e OSM (ACT 2023/2024) com 100% de aceitação, de acordo com apuração da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) concluída nesta terça-feira (16).
Com aplicação da inflação nos dois anos de vigência e 1% de ganho real na data-base de 1º de janeiro de 2024, o acordo terá reajuste pelo INPC acumulado de 2022 aplicado a partir de 1º de janeiro de 2023 e reposição integral da inflação acrescida de ganho real em janeiro de 2024.
O ACT traz um avanço significativo para o regime de embarque, que teve o tempo máximo de permanência a bordo reduzido para 42 dias. A cláusula do regime de trabalho também passou por alterações e, agora, está desmembrada em “Do regime de embarque e folga”, “Do dia excedente embarcado (Dobra)”, “Da folga não gozada”, “Do treinamento na folga” e “Das férias”.
O vale-alimentação contará com um reajuste superior à correção da inflação no primeiro ano de vigência e 45,83% sobre o valor de 2023 no segundo. Os valores da ajuda de custo para 2023 também alcançaram um patamar significativo.
O acordo negociado entre o Sindmar e a OSM mantém as demais cláusulas do ACT anterior que não foram alteradas.
Saiba mais na proposta de ACT aprovada.